terça-feira, 27 de agosto de 2013

Aprendizado




E vou vivendo por aí...
Me esbarrando nos dias;
Tropeçando nos meses; 
Caindo nos anos...
Me levantando para a vida!

Bruno Garcia

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Rotina




Mais um dia (re)começa! 
Os nossos deveres e obrigações mais uma vez sendo colocados à prova de nossa resistência... paciência;
Quando saio de casa e me encontro no meio da rua, as pessoas passam por mim, algumas me olhando nos olhos, outras desviando os olhares indiferentes, evitando o contato direto comigo!
E nessa caminhada sei de cor quem vou encontrar, mas cortando por outra rua posso notar pessoas que ainda não vi, mas que podem se tornar constantes se persistir por este novo trajeto; Quem sabe tentando encontrar outros rostos, expressões e até mesmo outras árvores, jardins, flores!
Mas tudo se repete e o tempo vai passando: horas, dias, meses, anos...
A nossa rotina pode se tornar irritante, divertida, alegre, triste... depende das circunstâncias, mas estas, também podem ser mudadas ou até mesmo suavizadas, pelo modo como pensamos e agimos!
No meio desta faina necessária também posso ser indiferente, querendo ou não....pois eu passo pela rua, pelo meu dia, carregando meus problemas e me esquecendo que quem está ao meu lado também tem as suas angústias... ou posso evitar determinada pessoa por saber que mais uma carga que conheço possa acrescentar a minha mais peso ainda! 
Lembro-me então da palavra solidariedade... Se eu desligar um pouco de mim mesmo e me ligar a outro eu posso aliviar, ouvir um desabafo, dar atenção nem que seja por alguns minutos e volto para minha realidade menos abafada, pois ajudar alguém sempre nos traz benefícios, sensação de bem-estar, satisfação!
Não se pode permanecer parado e mesmo em casos que isto acontece a aflição é maior ainda, pois é tempo perdido, que não volta mais!
Momentos de lazer, tais como: Viajar, ler, escutar uma música, escrever um texto nos relaxam sem dúvida alguma, mas em um determinado momento temos que retomar de onde paramos para começar tudo outra vez... não tem como fugir disso, é necessário! 
Alguns dias atrás ao voltar para minha casa recebi um boa-noite inesperado, de alguém que nunca tinha visto e me senti muito bem; Confesso que estava aborrecido e este cumprimento tão espontâneo mudou minha vibração energética!
Temos dias difíceis, mas também outros mais amenos, tudo vai se acomodando nesta roda- viva que nunca nos deixa!
Acredito que introduzir uma “nova rotina” à nossa rotina, através de pequenos atos mesmo, pode fazer uma grande diferença e com isso ganhamos novo ânimo!
Afinal, viver é uma arte e o dia-a-dia uma obra prima.

Bruno Garcia

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Sons da Alma




Quem me conhece pessoalmente ou também virtualmente sabe que sou uma pessoa extremamente romântica e que valoriza muito os sentimentos em suas variadas formas! 
Por isto mesmo entro em um ponto muito importante e que contribui efetivamente para este meu lado poético de ser: A música. 
Música para mim é inspiração, é uma forma de se "ouvir o sentimento", dar asas à imaginação, viajar no tempo... assim como também um bom livro pode nos remeter a épocas remotas no momento presente, trazendo conhecimentos históricos, artísticos e culturais da humanidade! 
Esta riqueza de conhecimentos trazida através dos sons é para os poetas uma melodia que nunca tem fim, pois quanto mais se “bebe” sua presença, mais se embriaga em suas raízes e desperta os mais calorosos instintos que trazemos em nossa essência! 
Não desejo criticar ou me estender longamente sobre os vários estilos musicais que absorvem a grande massa atualmente; Tenho algumas predileções não posso negar... Amo a Música Popular Brasileira, seus grandes compositores e intérpretes, tanto da "velha guarda" como alguns atuais! 
Quando me refiro à "velha guarda" quero dizer das composições de Caetano, Chico Buarque, Sílvio Cesar, entre tantos outros que fizeram uma época de ouro e que hoje são considerados por muitos, inclusive por mim, como clássicos! 
E por falar em clássicos, também gostaria de deixar minha sincera consideração sobre a música clássica; Não sou estudioso do assunto mas aprecio muito grandes compositores que deixaram estes límpidos sons que encantam a qualquer pessoa, mesmo quem diz não se sensibilizar ou nem mesmo conhecer algumas obras destes grandes mestres, tais como : Fréderic Chopin, Wolfgang Amadeus Mozart, Ludwig van Beethoven, Johann Strauss II, Pyotr Ilyich Tchaikovsky! 
Sempre quando ouço alguma música clássica me acalmo de uma forma que não consigo encontrar explicação. É uma paz tão grande que me invade e aí sim a inspiração brota como que por encanto. É uma magia, por ser única em sua instrumentação, diferenciada... é alimento para a alma que suga todas as suas formas e atributos próprios se renovando em energias e disposições que somente quem sente saberia explicar por que toca tão profundamente o apreciador! 
Entre estes grandes compositores gostaria de destacar um que me chama a atenção justamente por suas inúmeras qualidades musicais e que se consagrou de forma definitiva e crescente, no tocante à suas obras: Johann Sebastian Bach! 
É considerado o maior compositor de todos os tempos e uma de suas composições que acredito ser muito conhecida até por quem não é estudioso ou apreciador de música clássica é Aria Sulla IV Corda; Esta música encontra em meu interior tão íntimas vibrações de amor, desprendimento e árduo pulsar do coração, que me emociono toda vez que a escuto. Quem nunca se emocionou ao ouvir o que guarda dentro de si mesmo? Sentimentos...


Bruno Garcia

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Permissão




Se um dia eu pudesse fazer com que seus olhos ganhassem um brilho mais intenso, os meus brilhariam muito mais.
Se eu pudesse fazer o seu coração bater mais forte, o meu se acalmaria dentro do peito, pois traria você para dentro dele fazer sua morada.
Se eu pudesse mandar o vento e a chuva para molhar os teus sentimentos e o sol para aquecer e fazer brotar algum novo sentido eu o faria, pois não mediria esforços para te fazer sentir minha presença.
Se eu pudesse te falar de amor, de sentimentos, de tudo que se revolve em meu interior eu iria me esvair, mas também me renovar.
Se eu pudesse ganhar seu coração, o meu iria encontrar tamanha felicidade que já não caberia dentro de mim; E dessa explosão não sei quais estrelas receberiam tantas luzes...
Eu quero licença para entrar em teu pensamento;
Eu quero teu peito para recostar minha face;
Eu quero teu sorriso pra fazer nascer o meu;
Eu quero no silêncio de um minuto, poder te dizer milhões de coisas somente com meu olhar;
Eu quero a tua felicidade, porque saber que você existe já faz o meu dia-a-dia se tornar mais especial!

Bruno Garcia

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Entrega




Entrego pra você o carinho que existe dentro de mim, ele irá te acompanhar por onde passar e será como uma brisa suave a brincar em sua face;
Entrego em tuas mãos um coração, que de tão machucado se escondeu dentro do peito, mas agora bate mais forte quando sente a sua presença;
Entrego-te os meus sonhos, pois eles se tornarão realidade quando em silêncio eu puder olhar nos teus olhos e neles ver refletida a imagem de um sentimento chamado amor;
Entrego-te minha alma, para que juntos possamos formar uma única essência, feita de vida plena e realizações, onde nada poderá nos separar ou nos salvar de nós mesmos, perdidos em nossos momentos tão doces;
E que possa repousar em teus lábios o gosto do beijo que serenamente venho lhe dar!

Bruno Garcia



sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Vida Real





Que estranha realidade vem chegando de mansinho, invadindo minha fantasia e tirando-me a noção do desprendimento emocional. 
Que realidade é esta que invade os meus sonhos mais perfeitos e me acorda para a vida, deixando para trás todos os momentos conquistados embora não aproveitados em sua plenitude? 
Que desassossego impertinente que toma todo o espaço da minha calmaria, fazendo o meu céu azul sem nuvens, se tornar cinzento e trovejante. 
Que estado de agonia é este que luta para se instalar em meu peito onde meu coração bate tão forte que chega a me deixar sem forças e trêmulo, perdendo os sentidos? 
Quando a vida "real" bate às portas da minha consciência, tudo isso se dissolve... se torna um "abstrato- concreto", quando apalpo as paredes à minha volta, o meu corpo dolorido, meus cabelos em desalinho e embranquecidos pelo tempo! 
Quando essa vida, assim por mim vivida se estabelece de prontidão, me arremessa contra os meus desejos e me atira em um espaço de vazio absoluto em que é preciso procurar, tateando meus pesares, assumindo minhas culpas, declarando meus desabafos cortados pelos soluços que brotam de meu íntimo. 
É impossível viver na ilusão durante uma vida inteira, ainda que em curso, esperando, calculando matematicamente a hora em que este fantasma da solidão pudesse evaporar por completo dando lugar a uma realidade menos sofrida, para quem somente busca pelo que de mais sagrado existe neste universo sem fim: O amor! 
Não que fizesse do amor um ato impensado de loucura ou estupidez por me entregar tão sem reservas a ele....não...foi por me doar a quem de fato não o conhecia verdadeiramente e em sorrisos zombeteiros fechou a porta e se foi, deixando uma marca de desprezo, que me feriu como ferro em brasa e me colocou entre os mais dissabores e amargos efeitos! 
Foi por amar demais que hoje me vejo recolhido em meus véus de aparente adolescência envelhecida e mesmo assim, emudecido diante dos ruidosos barulhos cotidianos em que poderia gritar minha raiva contida, mas somente consigo murmurar num breve espaço de tempo os meus "ais" tão abafados! 
Às vezes sinto tanto amor dentro de mim que me parece explodir em inúmeros dardos reluzentes, ansiosos para alcançar um coração desprevenido ou também prevenido! Mas são tanto amor e carinho sendo desperdiçados que não posso conter meu transbordar, mesmo não indo de encontro à fonte em que também possa saciar minha intensa sede! 
Talvez eu seja inocente, culpado ou uma vítima de mim mesmo por acreditar nas ilusões que me rodearam durante tantos anos de hibernação, mas era preciso dar o passo para seguir o caminho; Mas o caminho foi cortado e por instantes já não sabia mais como trilhar, como refazer esse percurso! 
Com certeza foi preciso me levantar, deixar ainda uma ponta de fantasia entreaberta para que meus pés tocassem o chão frio não se enraizando, mas me dando cada vez mais passos largos e seguros! 
E quando a realidade da vida descortinar o amor de uma forma tão banal e descartável como nos dias atuais, me sacudir e esbravejar, que eu possa acenar com gestos significativos de quem não deprecia, mas antes de tudo possa tentar conter minha dor, me ajoelhar, abençoar minhas lágrimas e abraçar minha confiança de que existe sim o amor, não feito de temerárias fantasias, mas de cortes que se cicatrizam e dando firmeza à carne machucada se estabeleça em brilho novo para a alma! 

Bruno Garcia