quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Rotina




Mais um dia (re)começa! 
Os nossos deveres e obrigações mais uma vez sendo colocados à prova de nossa resistência... paciência;
Quando saio de casa e me encontro no meio da rua, as pessoas passam por mim, algumas me olhando nos olhos, outras desviando os olhares indiferentes, evitando o contato direto comigo!
E nessa caminhada sei de cor quem vou encontrar, mas cortando por outra rua posso notar pessoas que ainda não vi, mas que podem se tornar constantes se persistir por este novo trajeto; Quem sabe tentando encontrar outros rostos, expressões e até mesmo outras árvores, jardins, flores!
Mas tudo se repete e o tempo vai passando: horas, dias, meses, anos...
A nossa rotina pode se tornar irritante, divertida, alegre, triste... depende das circunstâncias, mas estas, também podem ser mudadas ou até mesmo suavizadas, pelo modo como pensamos e agimos!
No meio desta faina necessária também posso ser indiferente, querendo ou não....pois eu passo pela rua, pelo meu dia, carregando meus problemas e me esquecendo que quem está ao meu lado também tem as suas angústias... ou posso evitar determinada pessoa por saber que mais uma carga que conheço possa acrescentar a minha mais peso ainda! 
Lembro-me então da palavra solidariedade... Se eu desligar um pouco de mim mesmo e me ligar a outro eu posso aliviar, ouvir um desabafo, dar atenção nem que seja por alguns minutos e volto para minha realidade menos abafada, pois ajudar alguém sempre nos traz benefícios, sensação de bem-estar, satisfação!
Não se pode permanecer parado e mesmo em casos que isto acontece a aflição é maior ainda, pois é tempo perdido, que não volta mais!
Momentos de lazer, tais como: Viajar, ler, escutar uma música, escrever um texto nos relaxam sem dúvida alguma, mas em um determinado momento temos que retomar de onde paramos para começar tudo outra vez... não tem como fugir disso, é necessário! 
Alguns dias atrás ao voltar para minha casa recebi um boa-noite inesperado, de alguém que nunca tinha visto e me senti muito bem; Confesso que estava aborrecido e este cumprimento tão espontâneo mudou minha vibração energética!
Temos dias difíceis, mas também outros mais amenos, tudo vai se acomodando nesta roda- viva que nunca nos deixa!
Acredito que introduzir uma “nova rotina” à nossa rotina, através de pequenos atos mesmo, pode fazer uma grande diferença e com isso ganhamos novo ânimo!
Afinal, viver é uma arte e o dia-a-dia uma obra prima.

Bruno Garcia

16 comentários:

  1. As palavras finais resumem tudo: "viver é uma arte e o dia-a-dia uma obra prima.

    Na vida podemos fazer planos, criar expectativas, mas o que temos, mesmo, até para chegar à realização desses planos e expectativas, é a rotina do dia-a-dia.

    Se lembrássemos sempre que cada dia que se vai não volta...

    P.S. Outra grande verdade, sábia verdade: "ajudar alguém sempre nos traz benefícios, sensação de bem-estar, satisfação!"

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tornar a rotina menos "cansativa" é possível, acredito nisso!
      Abração Alex =)

      Excluir
  2. Bratz de há muito se apercebeu disto ... como é bom andar por caminhos novos a cada dia, estar aberto ao inesperado, deixar que as novidades se revelem, perceber o outro ao seu lado. Neste contexto, do nada recebe um olhar de cobiça, um sorriso maroto na face de outrem e um comentário malicioso ... "EI GAATÃO! DISPONÍVEL!

    O BRATZ? ELE FOI ...

    ResponderExcluir
  3. ei menino
    Realmente o rotina acada com disposição de qualquer um, mas quando tentamos mudar, no final percebemos que trocamos uma rotina por outra. É sempre assim.
    Bjux

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, de qualquer forma nossa vida é uma rotina, não tem como escapar, é normal...só nos resta tentar melhorar um ou outro ponto quando se torna muito difícil!
      Bjux

      Excluir
  4. Mudar a rotina não é a parte mais difícil. Acho que o mais difícil é estar aberto para aceitar essas mudanças.
    Como você disse, um simples "boa noite" de uma pessoa desconhecida pode ser tão inusitado e nos fazer tão bem quanto um momento de lazer.
    Eu acredito que a felicidade está nos pequenos detalhes da vida, e vivenciá-los, é mudança da rotina.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Introduzir estes detalhes em nosso dia-a-dia já torna nossa rotina mais suave e são mudanças gradativas...para melhor!
      Grande abraço e obrigado pelo comentário amigo!

      Excluir
  5. A rotina cansa demais... e como disse o Elian, sempre acabamos trocando uma, por outra. Fazer isso de maneira criativa e constante é que fará o nosso dia-a-dia, mais interessante.
    Beijos Bruno

    ResponderExcluir
  6. Sabe Bruno, sempre tive pavor da rotina. Até achava que isso era um dos maiores empecilhos pra eu "morar com outra pessoa"! Talvez por isso(?), eu tenha demorado pra aceitar a ideia de compartilhar meus "modismos e neuras". A verdade é que depois de 11 anos casado com o mesmo cara e não ficando um só dia sem a presença dele, posso te garantir que, tudo nessa vida é modelado, moldado, adaptado... A gente aprende que a rotina faz parte de todos os momentos de nossas vidas; cabe a nós, mudar o foco, desviar o caminho, mudar o rumo, enfim, se reinventar! O ser humano é criativo pra fazer isso com maestria! Lembro que quando morava no centro de sampa e trabalhava nos jardins, pegava o elétrico que subia a augusta e depois pegava algumas ruas menores. O trajeto era relativamente curto, mas como a rua augusta é enorme e é onde havia o movimento maior de pessoas subindo e descendo, o ônibus lotava e esvaziava na mesma frequência. Depois de um certo tempo aquilo foi me dando nos nervos, pela demora e pela falta de educação das pessoas naquela situação. Resultado: decidi sair uns minutos mais cedo de casa e ir andando. Fazia o mesmo trajeto que o ônibus só que a pé. Era gozado ver o "busão passar apinhado de gente" e eu na maior calma subindo a augusta tranquilamente. Aquela decisão mudou radicalmente minha vida. Adorei seu texto. Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, também adorei seu comentário, é exatamente isso...
      Super abraço!

      Excluir
  7. É Bruno não tem como a gente escapar de rotinas. A nossa sociedade foi construída por este fim.
    Não dá pra fugir da rotina do dia-a-dia pois não depende só da gente. Mas podemos sim tentar fazer cada dia diferente do outro. Basta ter ânimo para programar coisas diferentes para se fazer quando sai do trabalho, sai com amigos ou chega em casa. Fazer qualquer coisa diferente, por menor que seja, já é um bom exercício para sair da rotina cotidiana.
    abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Cocada, qualquer atividade "extra" pode ajudar a melhorar nossa rotina =)
      Grande abraço!

      Excluir
  8. Esperar pelo inesperado, gosto muito! :D

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita!