quarta-feira, 24 de julho de 2013

Esboço




Algo que me chama a atenção diariamente são alguns temas sempre atuais : Beleza, Caráter, Padrões de comportamento!
Vivemos em um mundo onde os interesses estão estampados em todas as vitrines, cartazes, mídia e nos meios virtuais.
Todos temos interesse em algo, seja para complementar nossa vida tanto material quanto emocional; Mas até que ponto isto vale a pena? Acredito que essa lei da oferta e procura se estende além dos limites simples do "eu tenho algo para viver de uma forma tranquila"! 
Aliás, desde as mais remotas épocas, este processo de ter algo a qualquer custo foge completamente à organização mental do ser humano em seus aspectos sociais! 
É natural as pessoas desejarem e sonharem com os bens materiais que lhe faltam, como moradia, condições dignas de saúde, higiene, educação...pois tudo isso faz parte do mundo materialista no qual vivemos...é normal e humanitário! 
Mas o desajuste dos vários setores sócio-econômicos, empurram uma grande parte das pessoas para o abismo das desigualdades e com isso sua consequente lei de sobrevivência, seja ela em que nível estiver situada: Quem tem muito...quer mais, quem não tem...necessita obter! Claro, dentro deste contexto, se ressalta sempre a condição do indivíduo dentro da sociedade, que é um todo, mas que o mantém à margem da mesma, fazendo com que ele tenha que se "adaptar" para sua melhor colocação ou ajuste, seja dentro do próprio ambiente familiar, quanto no de trabalho, lazer e até mesmo virtual! 
Não quero justificar ou rotular bons e maus, pois isso é algo que não cabe julgar e não estou aqui para condenar as atitudes de quem quer que seja, somente desejo partilhar pensamentos meus com outras pessoas, mesmo com aquelas que porventura possam não estar de acordo com o que penso ou escrevo; Graças a isso existem as divergências e com elas sua respectiva ascensão ou mesmo completa desestimulação, pois as idéias quando expostas se tornam fontes na maioria das vezes de contradições próprias de diferentes humores e seus respectivos dissabores! 
Nos dias atuais o que mais presencio é a busca excessiva da beleza exterior como fonte inesgotável de prazer e aceitação dentro do ambiente em que se vive! A beleza física sempre foi cultuada e sempre será; Somos educados desde o berço a achar tudo bonitinho e fugir daquilo que aparentemente possa ser "feio"; Mas o que é bonito e o que é feio? Uma atitude honesta, digna, para com um semelhante é bonita, mesmo a pessoa fugindo dos padrões de beleza exterior! Padrões estes impostos que se perdem no tempo... 
E aquela pessoa belíssima, que é toda sorrisos, corpo perfeito, malhado, que atenta contra o seu próximo...o que se esconde por trás desta casca? De minha parte acredito que toda a imperfeição de seu espírito e suas marcas de ambição estereotipadas quando pisa, humilha e até mesmo tenta justificar seus atos insanos! 
Tudo é muito relativo...existem os que preferem a casca do que a essência; E no meio disso tudo os comportamentos vão de um extremo a outro! Não sou hipócrita de dizer que não acho alguém ou algo bonito, que possa me interessar e com esta atitude deixar de ver o outro lado da moeda, o "aqui se faz, aqui se paga"! Já paguei algumas vezes um preço muito alto por enxergar somente com os olhos físicos do que acreditar nos instintos e resumindo quebrei a cara literalmente! 
O que é belo é para ser visto e admirado, mas nem toda admiração encontra sua pauta somente neste sentido! 
Por isso creio que esta inversão de valores, a favor da beleza, cria muitas expectativas errôneas e com isso deixamos de sentir algo muito mais profundo: A energia de cada um! Você com certeza já viu casais totalmente opostos no que toca ao físico, como por exemplo ouvir alguém dizer :O que aquela mulher viu naquele cara? Ou o contrário. E até mesmo no mundo animal, na natureza...que fenômenos estranhos...não são estranhos, são NATURAIS! 
Isto é energia, que vibra, se expande e vai além dos limites físicos, pois atinge um grau muito elevado e que infelizmente uma grande parte das pessoas não percebe, principalmente entre os mais jovens, em suas descobertas iniciais sobre a vida e no querer viver tudo de forma agitada, o que também não considero lamentável, pois é uma fase de colocar à prova seus valores, usando de seu livre arbítrio para enaltecer ou dizimar algo tão logo de cara e partir para outra experiência com a mesma necessidade de pressa! 
Claro que cuidar do próprio corpo é uma necessidade, mas e cuidar de seu caráter quem vai? Vou seguindo a boiada ou posso me desgarrar e tentar unir as duas coisas de forma a agradar Gregos e Troianos? 
A evolução não dá saltos, ela é lenta...mas acontece, mesmo que para isso muitos milênios ainda possam decorrer; E que bom que sempre existem as exceções, pois com elas conseguimos aprender e tentar melhorar nosso minuto atual diante da eternidade! 

Bruno Garcia 

13 comentários:

  1. Você toca em temas profundos, existenciais, no sentido da forma como vivemos no mundo e, ainda mais, nas formas como somos levados a viver por interesses que fogem completamente às reais necessidades dos seres humanos, gerando todas essas desigualdades absurdas e os problemas daí decorrentes. E sua maneira de perceber o mundo é aquela que seres humanos um pouco mais crescidinhos, ou se preferir, evoluídos, no sentido espiritual, costumam ver, sentir e pensar. [na minha, e creio na sua, maneira de ver; como vc bem ressaltou, há controvérsias, cada um é livre para pensar e agir como quiser] É preciso coragem para fugir a tudo isso que tenta nos devorar, dominar, subjugar, o tempo todo, .

    Sem dúvida, a beleza foi feita para encantar. O que é a arte senão o belo consubstanciado? Corpos bonitos também encantam. Mas não são necessários nem suficientes para uma vida verdadeira. Nada se sustenta apenas com a beleza física. É preciso lembrar, ainda, que a beleza é para quem sabe enxergar, e nem sempre está onde o senso comum robotizado consegue ver. É preciso ir além.

    E feliz daquele que sabe ver além. É um tema que não há como discutir com quem não enxerga dessa maneira. É preciso ter olhos (da alma) para ver além.

    Um outro jeito de dizer algo parecido seria aquele velho ditado: é lindo, desde que não abra a boca. Ou seja, não adianta ser lindo, sarado, tudo o mais, e não ter nada além a oferecer. Uma relação, nem mesmo sexual, se sustenta só com isso por muito tempo...

    Parabéns pela reflexão. Tenha sempre a coragem de acreditar no que você é capaz de ver, sentir e pensar! Seja verdadeiro consigo e dê um f***-se para toda essa forma mercantilista, imediatista, consumista de se ver as coisas. Você já está além!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Alex, ainda bem que existem as exceções como citei, elas fazem toda a diferença, senão estaríamos inteiramente perdidos ou isolados no meio dessa massa robotizada! Cada um alcança o nível que lhe convêm ou é capaz de alcançar!
      A maturidade nos faz rever conceitos e enxergar sim, com os olhos da alma! Obrigado por suas palavras! Grande abraço;

      Excluir
    2. E citando o que vc disse : É lindo, desde que não abra a boca...já tive uma experiência dessas e realmente foi a que mais me machucou, cheguei a adoecer na época! Revi meus valores e vejo que quem perdeu não fui eu e sim quem me deixou e não soube aproveitar o sentimento verdadeiro que estava sendo generosamente dado por mim!

      Excluir
    3. Pelo pouco que nos conhecemos, mas pelo muito que já foi possível conhecer de ti aqui, colocaria minhas mãos, e algo mais ainda, no fogo afirmando a mesma coisa. O outro perdeu, muito mais do que você que, aliás, não perdeu nada. Com uma pessoa assim não se constrói nada, não se caminha junto, e quanto antes descobrirmos isso, melhor pra nós!
      Pra sorte dele, talvez demore ainda a saber o que perdeu. E, triste, se e quando descobrir, o trem já terá deixado a última estação há tempos...

      Excluir
    4. Não é desejando o mal não, mas sabe aquela frase: O mundo dá voltas?
      Isso é muito real...lei do retorno...mas enfim...novos tempos sempre surgirão! O importante é não perder a capacidade de amar e isto eu não perco jamais!

      Excluir
  2. Correndo o risco de parecer simplista, parece que estamos no tema: corpo x alma. Eu penso que a linguagem do corpo é mais imediatista e, por isso mesmo, não tem muito como se sustentar se não houver uma linguagem mais substancial, como a que provém da alma. São duas instâncias distintas. A beleza do corpo serve como um despertar e é importante apenas nesse aspecto. Não estou falando que exista (ao menos pra mim) um padrão pré-determinado de beleza. Por exemplo, eu posso gostar de magros, negros, etc. sem necessariamente que esses critérios sejam os mais usuais de todas as pessoas.

    Já a beleza da alma vem pelo conhecimento que só é possível com o passar do tempo, com as afinidades transparecendo, com as verdades sendo reveladas. Enfim, o corpo atua no campo da física... e a alma no campo da química e, talvez, na metafísica (rsrsrs).

    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriano, muito boa sua colocação, só contribui e ajuda a enriquecer o tema =)
      Super abraço!

      Excluir
  3. Bacana seu ponto de vista...
    As pessoas andam cada vez mais estranhas, egoístas...

    ResponderExcluir
  4. Sempre foi assim Ro, mas como costumo dizer...graças a Deus existem honrosas exceções... mas esta deturpação de valores continua crescente, infelizmente! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu texto Bruno.
    Vivemos numa inversão de valores muito grande. Vemos o egoísmo e a vaidade ditarem as normas do que é belo e do que é feio.
    Abraço meu querido :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Jobah, até quando isso né?
      Abração pra vc :)

      Excluir

Obrigado pela visita!