sexta-feira, 19 de julho de 2013

Reflexões




O ser humano não foi feito para viver sozinho, isto todos nós já sabemos.
Não tem como viver "isolado" em um mundo onde a busca de realizações diversas se faz presente e também necessária a nossa evolução!
Acredito que as pessoas mais próximas de nós são nossos familiares...a partir dessa relação somos "moldados" em duas etapas distintas e que se completam : A primeira é a educação que nos é ofertada pelos nossos pais, o convívio com os demais parentes mais próximos, as primeiras relações extra-familiares...tudo isso traz ao indivíduo naturalmente a segunda etapa : A formação do seu caráter, latente, que vai com o passar do tempo sendo colocado em prática nas diversas situações da vida! Digo latente porque é algo intrínseco do ser humano, nascemos com tendências e estas vão se orientando para o lado "bom e firme" ou "ruim e fraco", mas há que se decidir em um momento o caminho a seguir já que ele se apresenta como uma estrada que temos que trilhar. Mas o conceito de bom ou ruim também é muito relativo, citei somente como um exemplo!
E características positivas e negativas todos temos, afinal é o equilíbrio lógico dos polos, pois eles se completam de forma espontânea e incomparavelmente perfeitos!
Tudo isso para poder tentar se chegar a algumas indagações: Que tipo de amigo é você? Que tipo de amigos você tem?
Eu acredito que a relação de amizade quando bem consolidada perdura por muito tempo, quem sabe até por uma vida inteira, claro, com seus altos e baixos, mas que não deixa de existir!
A "liga" de uma amizade não se tem receita...ou seria tudo mecânico? Acredito que não!
A partir do momento que "conhecemos" uma pessoa, nos identificamos com ela de acordo com suas características...que também podem ser as nossas características...seria como estar em frente de um espelho e enxergar no outro aquilo que somos ou buscamos para nós mesmos, com uma particularidade : o DESAFIO de poder com esta pessoa trocar experiências de vida, idéias, reciprocidade para o amparo nos momentos tristes ou alegres!
E mesmo com aquelas pessoas que temos uma "apatia" inicial, pode de repente se tornar o contrário, afinal as diferenças fazem toda a "diferença".
Existem conhecidos e amigos; Conhecidos a meu ver são aquelas pessoas que cansamos de ver praticamente todos os dias mas não temos contato mais íntimo e tudo se resume em um : Bom dia, Boa tarde ou Boa noite...ou um E AÍ? Blz?
Tudo bem...Mas e o amigo?
Para mim é aquele que te "ampara", ri e chora com você, lhe estende a mão sempre que você precisa e vice-versa.
Mas também os amigos podem sim nos decepcionar por algum motivo, como dito logo acima deste texto...é verdade...existem os "altos e baixos";
Cada pessoa tem a sua personalidade e é única neste mundo e claro as amizades tendem a ser as vezes mais secas ou formais, mais intensas, totalmente verdadeiras ou também dizendo, veladas à suas próprias mesquinharias e interesses escusos!
Claro que é preciso se fazer um esforço para se conseguir este grande presente que é a amizade...
Há que se doar, demonstrar, fazer por merecer esta importante conquista;
Mas muitas vezes nos doamos demais, esperamos demais e até cobramos demais...mas justamente por esta diferença entre as relações humanas!
Acredito que tudo tem que ser muito bem dosado, medido...mas na vida não se tem "regras" para tal!
Eu particularmente me entrego demais a tudo que faço, sou uma pessoa muito extremista e nesta estrada eu me decepciono algumas vezes, porque eu vivo os sentimentos sejam eles quais forem de uma forma tão verdadeira que até tenho receios por ser assim e inevitavelmente isto me traz um certo sofrimento!
Então como "apagar" mesmo que parcialmente este temperamento ou tendência que trago desde criança?
É possível mudar o que se sente em relação ao outro, deixar de ser você mesmo?
Não...penso que não...mas pode-se mudar as atitudes de uma certa forma.
Se dou carinho, se demonstro tanta importância à presença de uma pessoa em minha vida e não tenho o retorno emocional desejado, seria isto uma forma de suprir a carência que trago dentro de mim? Acredito que sim...mas nem tudo está perdido!
Costumo dizer que "falo" e "escrevo" demais quando a circunstância exige e é verdade;
Só que as vezes eu que me dou inteiramente ao outro, também preciso de colo, preciso de uma palavra amiga...é natural isto! E quando tal não acontece eu fico triste sim, não vou negar...
Mas tirando o efeito "eu no espelho", também nestes momentos podemos ver quem é quem na realidade...também velada, porque nem nós mesmos sabemos a fundo quem somos, a nível de sentimentos muitas vezes escondidos no fundo de nosso âmago!
E neste mundo virtual o que dizer?
Eu acredito nas amizades que possuo, mas também confesso que não sei até que ponto seriam dados a mim alguma intensidade a respeito das mesmas, porque é algo "virtual" mas as pessoas são "reais".
Acho que todos nós já fizemos nossas "loucuras" por alguém que gostamos muito...
Eu já fiz coisas que dariam para escrever um livro, mas não seria publicado jamais...contando no sentido de não me prender a "forma" e me "sacrificar" literalmente pelo bem estar do outro...aí costumo dizer que cada decepção é como se fosse uma "morte" para mim...com certeza meus caros já "morri" muitas vezes, mas eu sei renascer também!
Mas continuo acreditando nas amizades e nas suas tendências...também se aprende a conviver com diferentes formas de se pensar...e sou feliz pelos amigos que tenho...poucos... mas muito verdadeiros e quero fazer ainda muitos mais!
Não existe perfeição...nem eu, nem você, nem nada é perfeito...então vamos fazer da imperfeição uma porta para fortalecer nossos laços?
Eu creio nisso....e você?

Bruno Garcia

7 comentários:

  1. eu adoro as "RELAÇÕES" com os amigos!!! Qto maus íntimas melhor!!!

    Desculpe, o assunto é sério mas não poderia deixar passar em branco a piada ...

    Beijão AMIGO Bruno!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei Paulo...adoro o seu jeito íntimo de ser...rsrsrs
      Beijo meu querido amigo e irmão de coração :)

      Excluir
  2. Rapaz, você levanta tantos aspectos sobre o assunto que dá pra pensar num tratado, à la Francesco Alberoni (http://www.skoob.com.br/livro/130268-a-amizade).

    Amizade é algo absolutamente necessário ao nosso crescimento, e não apenas ao nosso bem-estar, à companhia. Infelizmente, pertenço a uma categoria que não aprendeu a ter amigos, devo ter, se tanto, duas amigas de verdade. Os amigos nos oferecem além do colo, o espelho!
    Daria pra falar muito mais, o tema é extenso, mas vou me repetir: seja verdadeiro, cultive o jardim, e os amigos aparecerão. Você terá que saber selecionar. Todos querem se aproximar de alguém que nos faz bem, mas nem todos nos farão tão bem assim...
    Boa reflexão pra levar pra casa nesta sexta-feira...
    Abração e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb tenho poucos amigos Alex, conto nos dedos e olhe lá....rs
      De causa própria posso dizer que realmente muitos chegam por algum interesse e se vão, outros se "cansam" e nos deixam, fazer o que? Algum aprendizado houve nesse período, sem dúvida alguma, mas os que chegam e ficam...estes sim são mais que especiais, pois se integram tão bem a nossa vida que passam a fazer parte dela!
      Abraço e ótimo fim de semana pra vc tb =)

      Excluir
  3. P.S. Em tempo: a boa reflexão que levarei pra casa é o seu texto!

    ResponderExcluir
  4. Boa reflexão! Tem certos momentos na vida que a presença de um amigo verdadeiro é até mais importante que alguém da família. Aliás, sou um pouco parecido com você: tenho poucos amigos, mas amigos de fato. Daqueles que eu sei que posso contar nas horas mais complicadas. Aliás, eu já tive prova disso várias vezes. Não tenho mais pai, mãe, nunca tive irmãos... e a minha vida já passou por péssimos momentos! E que, sem dúvida, eu teria muito mais dificuldade em ultrapassar se não fosse pela presença dos amigos.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Adriano, amigos são muito importantes! Por isso quando temos o privilégio de contar com os que nos rodeiam e que são de fato, devemos nos considerar abençoados!
      Abração :)

      Excluir

Obrigado pela visita!